O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, e nos incentiva a superar nossos próprios desafios! Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade.
Com a tropa sênior vivemos verdadeiras aventuras: fazemos rapel, navegamos, acampamos por vários dias, fazemos trilhas e escaladas, aprendemos jogos e atividades mais desafiadoras e somos incentivados a superar obstáculos.
Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nosso próprio livro de patrulha, onde registramos informações importantes e recordações das nossas atividades.
A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.
AS SEÇÕES DE SÊNIORES E GUIAS DO GRUPO ESCOTEIRO AMIZADE – 66/SP
Atualmente, o Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP conta com 1 (uma) seção de sêniores e guias, chamada “Tropa Sênior Mista Monte Castello”.
Mas, a história do Ramo Sênior remonta ao dia da fundação do 66/SP, pois a primeira promessa escoteira foi realizada por um sênior, em 24 de setembro de 1967.
Na época, a Tropa Sênior seria designada “Monte Castelo”, composta por duas patrulhas: Monteiro Lobato e Baden Powell.
ITABOATÉ E TOCANTINS
Posteriormente, passou a ser nomeada Itaboaté, composta exclusivamente por seniores, jovens do sexo masculino entre 15 e 17 anos.
Em 23 de abril de 1988, foi fundada a seção feminina do Ramo Sênior, denominando-se Tropa de Guias Escoteiras Tocantins, quando da permissão para execução da co-educação no Movimento Escoteiro. Até então, as meninas só poderiam participar do Movimento Bandeirante.
MONTE CASTELLO
Fundada em 2006, junção das antigas Tropa Sênior Itaboaté e Tropa Guia Tocantins, tem seu nome em homenagem à atuação da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, é composta por 3 (três) patrulhas: Paumari, Karipuna e Tamoio, alusivas aos povos indígenas de mesmo nome.
NOSSOS VOLUNTÁRIOS
Clique aqui para conhecer nossos voluntários!