Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos.

Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa liderança. “O livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o que inspira a organização do Ramo Lobinho – juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas.

Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, e esse grupo nos acompanha durante todo o período em que ficamos nesse Ramo.

Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível; esse inclusive é o nosso lema.

Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:
• O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
• O Lobinho pensa primeiro no outros;
• O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
• O lobinho é limpo e está sempre alegre;
• O Lobinho diz sempre a verdade.

Antes que possamos completar 11 anos, somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem para que possamos nos despedir da alcateia.


AS SEÇÕES DE LOBINHOS DO GRUPO ESCOTEIRO AMIZADE – 66/SP

Atualmente, o Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP conta com 2 (duas) seções de lobinhos: as alcateias Hathi e Bagheera.

Contudo, a história do Ramo Lobinho no 66/SP remonta à década de fundação da unidade, em 1967, que – segundo relatos – formou a primeira Alcateia sob a designação de Tupã.

Posteriormente, chamou-se Wainganga, mesma denominação do rio que figura na história de Mowgli, o menino lobo.

Por fim, a então única Alcateia, ainda masculina, passou a ser nomeada Alcateia Chill, que permaneceu em atividade até meados dos anos 2010.

HATHI

A Alcateia Hathi iniciou suas atividades na década de 1980, mais precisamente no ano de 1987, quando o Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP recebeu autorização para a prática da co-educação no Escotismo, ou seja, a autorização para que meninas pudessem integrar o Movimento Escoteiro.

Até aquela época, as meninas só poderiam participar do bandeirantismo, por meio da Federação das Bandeirantes do Brasil – FBB, cuja presença se dá majoritariamente nas capitais dos estados.

Com a autorização expedida, a Alcateia Hathi se firmou como a primeira seção de lobinhas, sendo a segunda Alcateia em atividade no 66/SP, em concomitância com a Alcateia Chill.

Em 2006, passou a integrar lobinhos e lobinhas, passando a se denominar Alcateia Mista Hathi.

BAGHEERA

A Alcateia Bagheera, por seu turno, já iniciou as atividades como uma seção mista de jovens.

Em 2001, o Grupo Escoteiro Amizade – 66/SP contava com duas seções de lobinhos, as alcateias masculina Chill e a feminina Hathi.

Face ao grande número de jovens em lista de espera para ingresso na faixa etária para o Ramo Lobinho, decidiu-se pela abertura da nova seção: a Alcateia Mista Bagheera.


NOSSOS VOLUNTÁRIOS

Clique aqui para conhecer nossos voluntários!

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens